Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

2014 5.3 Cheiro quente

8.2K views 24 replies 10 participants last post by  hbrady  
#1 ·
Comprei uma Silverado 4x4 5.3 L cabine regular (relação 3.42) de 2014 com 12.000 milhas em julho. As coisas estavam indo muito bem e no início de agosto fiz uma viagem de 240 milhas na rodovia e obtive uma média de 21,5 MPG. Uma ou duas semanas depois, transportei minha barraca a 20 milhas de casa (~6800 GVW carregado). Ao subir algumas colinas grandes, minha esposa disse que meu escapamento estava fedendo (ela estava me seguindo) e eu também notei. Na semana passada, levei-a para casa e também notei o escapamento fedorento. Achei que estava apenas limpando algum acúmulo de emissões naquelas rotações mais altas, mas agora, toda noite, quando entro na garagem, meu caminhão cheira a quente. Lembra-me o cheiro após o trabalho no escapamento quando algum adesivo não foi totalmente removido. Também notei que minha média de MPG diminuiu, neste fim de semana fiz exatamente a mesma viagem de 240 milhas na rodovia (mesma velocidade, mesma carga) e minha média para a viagem caiu para 18,3. Também notei aquele cheiro de escapamento algumas vezes na minha viagem na rodovia neste fim de semana (mesmo ao navegar a 1900 RPM). Não sou mecânico e nunca interpretei um na TV, mas algo me diz que tenho um problema, talvez meu CAT esteja falhando?

#3 ·
Bem-vindo ao site, eu o levaria ao revendedor, tenho certeza de que algo não está certo, ouvi dizer que a válvula de borboleta no ressonador pode estar emperrando no modo de 4 cilindros?, um amigo meu levou o dele e esse era o problema dele, talvez o seu esteja emperrando?, você mudou a marca/qualidade do combustível? Só dizendo...

#5 ·
Obrigado a todos, acabei de instalar o meu dispositivo RANGE AFM Disable esta manhã e notei que o cheiro quente ainda está lá, o que elimina a borboleta no modo de 4 cilindros. Vou deixá-lo para tratar a ferrugem da minha estrutura na próxima semana, então vou pedir para eles darem uma olhada nisso.

#6 ·
Levei o caminhão ao meu revendedor e expliquei o problema, eles disseram que não havia códigos e que não conseguiram encontrar nada de errado. Perguntei como explicar o cheiro quente do CAT e a quilometragem de gás muito menor e eles apenas deram de ombros. Eu usei uma lata de Sea Foam, acho que vou tentar outra lata e ver se algo melhora. Depois de dirigir mais, posso dizer (sem o bloqueio AFM instalado) que passei de 18,5 para 16,5 na cidade e de 21,5 para 18,3 na rodovia. Alguém já experimentou uma quilometragem pior com a gasolina 'Winter Blend'? Eu sei que os postos de gasolina por aqui começaram a mudar para a mistura de inverno recentemente.

#7 ·
A mistura de inverno certamente renderá menor quilometragem >>> e com as temperaturas mais frias, leva um pouco mais de tempo para o motor atingir a temperatura de operação.

#8 ·
Atualização - Ontem carreguei 420 libras de contrapeso e conectei minha lâmina de neve. Então fiz um recado e notei o cheiro de queimado mais forte do que nunca (na cabine quando parei). O CAT está definitivamente queimando, mas a questão real para mim é por quê? Mesmo que seja substituído (eventualmente) sob garantia, ele vai queimar novamente se eles não encontrarem uma causa. É muito triste ter um CAT queimando com 17.000 km.

Attachments

#10 ·
Não posso dizer 100%, mas tudo começou quando rebociei minha camper pela primeira vez e senti um forte cheiro de enxofre do escapamento. Depois disso, o cheiro quente persistente começou e parece ser mais forte entre a cabine e a cama do lado do passageiro (onde está o CAT).

#12 ·
Bem, eu tentaria algumas coisas simples. Primeiro, eu desceria para menos de 1/4 do tanque e depois encheria com gasolina de 91 ou mais octanas, de preferência sem etanol. Depois, veria se isso muda alguma coisa. A próxima coisa que eu faria quando começasse a sentir o cheiro de queimado novamente seria deixar o caminhão funcionando e olhar embaixo dele para ver se o catalisador está incandescente. Se estiver, então provavelmente está entupido e é a causa do cheiro de queimado. Mesmo que não esteja incandescente, mas parecendo e cheirando muito quente, ainda pode ser o problema, só que não a ponto de estar totalmente entupido.

Essas são algumas coisas fáceis e baratas para verificar.

#13 ·
Um dos produtos secundários produzidos por um conversor catalítico é o ácido sulfúrico. Se sua economia está caindo, isso significa que você está colocando mais combustível não queimado pelo catalisador e produzindo mais produtos secundários, daí o cheiro de enxofre. Você tem uma ferramenta de digitalização ou conhece alguém que tenha? A primeira coisa que eu verificaria é se tudo está dentro dos parâmetros aceitáveis. Eu não conheço os novos sistemas, pois estou fora do negócio há muitos anos, mas costumava ver coisas fora das especificações, mas não longe o suficiente para definir um código. A combinação de baixa economia e cheiro de enxofre me diz que o catalisador está vendo muito combustível não queimado.

#14 ·
E a gasolina de maior octanagem queima mais lentamente, o que pode aumentar o combustível não queimado na mistura de escape, piorando o problema em vez de melhorá-lo. Por que as pessoas sugerem mais octanas como cura para problemas aleatórios? Esses caminhões com o 5.3 usam 87 octanas, não é necessário ou exigido mais.

#15 ·
Uma possibilidade e o OP nunca mencionou, mas ao mudar de E85 para E10, você precisa rodar o tanque para 1/4 ou menos e, após reabastecer com o primeiro tanque de E10, você não pode desligar o motor após o reabastecimento, a razão é que o ECM faz um teste de cheiro do conteúdo de combustível para ver qual combustível foi adicionado, ele faz isso quando vê que o nível de combustível mudou em relação ao último teste. Se o ECM vir E85 no tanque, ele ajustará os parâmetros da mistura, o que pode ser muito rico se estiver usando E10. Você também deve fazer este procedimento ao mudar para E85 de E10.

#16 ·
wildchevy said:
Uma possibilidade e o OP nunca mencionou, mas ao mudar de E85 para E10 você precisa rodar o tanque para 1/4 ou menos e após reabastecer com o primeiro tanque de E10 você não pode desligar o motor após o reabastecimento, a razão é que o ECM faz um teste de cheiro de conteúdo de combustível para ver qual combustível foi adicionado, ele faz isso quando vê que o nível de combustível mudou em relação ao último teste. Se o ECM vir E85 no tanque, ele ajustará os parâmetros da mistura, o que pode ser muito rico se estiver usando E10. Você também deve fazer este procedimento ao mudar para E85 de E10
Obrigado pelo feedback de todos, eu sou a favor de não deixar meu caminhão rodar abaixo de 1/4 do tanque, então isso pode explicar. Então, rodar abaixo de 1/4 do tanque, encher com ..?? (a octanagem importa?) e por quanto tempo preciso mantê-lo funcionando após aquele reabastecimento para o teste rígido? 10-15 minutos? Além disso, entrei por baixo no outro dia e não vi nenhum problema de fluido. Se este processo de cheiro não funcionar, vou rastejar por baixo e procurar o CAT brilhante.

#17 ·
Você só precisa se preocupar se o caminhão for um veículo flex e somente ao alternar entre E10 e E85, mas ele faz o teste em cada reabastecimento e executará o teste entre 2 e 15 minutos após a inicialização. A octanagem não importa, apenas a porcentagem de etanol.

#18 ·
Só por brincadeira, você já o levou a outro revendedor para verificar? Parece-me que um caminhão bastante novo com baixa quilometragem descobrirá o que está errado antes de rastejar por baixo, trocar o combustível, desativar o AFM, etc. ou outras coisas que você fez ou tentou, só dizendo, meus 0,02 de valor

#19 ·
Eu tenho um 5.3 de 2014 com 20.000 milhas. O cheiro do catalisador no meu começou por volta de 14.000 milhas. Levei ao concessionário e eles disseram a mesma coisa. Não tenho tempo a perder, então fiquei com a caminhonete e fiz algum diagnóstico por conta própria. Aqui na Califórnia, essa porcaria de gasolina de alta qualidade realmente piorou a situação, especialmente ao dirigir forte e parar. Aquele cheiro de enxofre de ovo podre totalmente cercava a caminhonete. Comecei a usar óleo United de 87 octanas, que é semelhante à marca Arco. E sem mentira, o cheiro sumiu totalmente, há meses não sinto mais. Estou muito interessado em saber se você encontra algo com sua caminhonete. Eu também tenho a ferramenta AFM Range e modifiquei a aba de escape para ficar aberta o tempo todo.

#21 ·
Aqui está um pensamento... Eu faço muito trabalho de escape e corto os silenciadores abertos por diversão... Muitos destes novos silenciadores têm isolamento. Fords eu sei com certeza... Então aqui é de onde o cheiro PODE estar vindo... O isolamento está num saco plástico... Sem brincadeira. Eles têm-no pré-embalado e enfiam-no onde vai no silenciador... Talvez para facilitar a fabricação ou a segurança dos trabalhadores?? Depois de algumas centenas de milhas, o plástico começará a cheirar mal. Com a combinação do isolamento nojento que parece pelo Wookiee e o saco a queimar nos próximos 1000-2000k... Cheira a ovo podre. Agora. A GM mudou o design do seu silenciador para algo muito parecido com o que a Ford está a fazer. E o ressonador traseiro na cauda... Poderia até ser isso... Levaria muito mais tempo para que essas fibras ficassem crocantes e o saco queimasse... Parece hocus pocus, mas pense nisso. Eu sei que isso é algo que acontece com alguns veículos novos...

#22 ·
Não há nada de errado com o seu camião. Com o tempo mais frio (bom para uma queda de 10-20% na economia de combustível) e combustível de inverno (bom para uma queda de 2% na economia de combustível), a queda na economia de combustível é razoável. O cheiro que sente é o revestimento no escape. Acontece com todos estes veículos após o primeiro uso verdadeiramente intenso (puxar uma caravana, rebocar cargas pesadas, etc.), começa a queimar o revestimento, parte do revestimento inferior também pode pingar no escape, resultando num odor duradouro.

Não há plástico no escape, por isso não se preocupe com isso, eu já desmontei um monte destes silenciadores nestes mesmos veículos.

Também não acredito que o combustível esteja a causar o seu cheiro, uma vez que indica que não é o escape a sair do tubo de escape que tem o odor, mas sim a própria tubagem de escape, perto do catalisador.

Desde que não tenha nada a vazar, entrando no escape... relaxe e aproveite o seu camião. Não precisa de um catalisador ou algo do género.

#23 ·
Então eu fui abaixo de 1/4 do tanque, enchi-o e dirigi por um tempo, sem mudança. Na verdade, outras 2 pessoas passaram pela minha caminhonete depois de dirigi-la recentemente e disseram 'cara, sua caminhonete está com cheiro de algo queimando'. Eu também tentei 3 marcas/níveis de octanagem diferentes. Farei uma troca de óleo em algumas semanas, então vou pressionar a questão com o revendedor naquele momento.

#24 ·
Eu notificaria o atendimento ao cliente da GM e então perguntaria a eles a qual concessionária você deveria levar o caminhão. Não mencione a economia de combustível, pois assim que você mencionar a economia de combustível, eles vão presumir que você está cheio de besteiras e apenas um reclamão, apenas o problema com o cheiro. Confie em mim, não é normal e não é inventado. Sou técnico de uma linha de carros alemã e estamos sempre ignorando as preocupações dos clientes, mas se você envolver a fábrica, eles atribuirão a um técnico que se importa. Garanto que meu 14 tem o mesmo cheiro, não é sempre, e quando mudei para gasolina comum, parou totalmente de acontecer. Por favor, mantenha-nos atualizados sobre quaisquer resultados. Obrigado.

#25 ·
Vou seguir a teoria de RagsMatt, pois nos últimos 10 dias o cheiro dissipou-se, a única vez que o notei foi quando conduzi 20 milhas com a minha lâmina. Normalmente funciona mais quente, então não foi surpreendente.