Acabei de comprar um 2500HD 6.0 de 2010 para o mesmo propósito. Pesquisei bastante e decidi ir com o TT em vez do 5th wheel. Ambos têm prós e contras, e aqui estão alguns que me ajudaram a decidir.
Reboque de viagem
Prós:
-Mantenha a cama do caminhão, com uma cobertura, essa é uma enorme quantidade de armazenamento seco perdido com um 5er. Além disso, ter equipamentos na cama permite menos peso de reboque. Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo de onde você precisa de um pouco menos de peso.
-Melhor quilometragem de gás. Os 5ers são substancialmente mais altos e criam mais arrasto, na verdade, falando em geral, você perde mpgs com 5er
-Raio de giro mais nítido, com o ponto de articulação atrás do caminhão, ele permite que o trailer reaja às curvas do volante mais cedo do que um 5er.
-Peso mais leve, falando em geral. Não é um grande problema com um 3/4 tonelada, mas quanto menos peso, melhor os mpgs
-Menos caro em geral
Contras:
-Mais oscilação do trailer. Embora a oscilação possa ser totalmente eliminada com um engate Hensley, ou diminuída substancialmente com um engate baseado em fricção como um Equalizer.
-As empresas parecem ser notoriamente mais conhecidas por usar porcaria mais barata em TTs, em parte devido à ideia de torná-los o mais leves possível. Basta fazer sua pesquisa para saber quais usam materiais de qualidade em todos os lugares.
-Pegada mais longa para o mesmo comprimento interno
-Principalmente 30 Amp Power
5th Wheel
Prós:
-Geralmente mais espaço e planta baixa aberta.
-Tetos mais altos, permitem espaço para um ventilador de teto na maioria das unidades.
-Eletrodomésticos maiores, se não de tamanho normal.
-Tipicamente têm uma melhor qualidade de construção, mas ainda não crie muitas esperanças.
-Geralmente falando, melhor isolamento e construção para 4 estações.
-A maioria tem 2 unidades de ar condicionado e são conectadas para alimentação de 50 ampères. (Esta é a minha coisa favorita sobre 5ers, e eu gostaria de ter encontrado um TT que se encaixasse nos meus critérios e também tivesse 50 ampères.) Para referência, a energia de 30 Amp é boa para cerca de 3600 Watts, enquanto a energia de 50 Amp é boa para cerca de 12.000 Watts. Isso permite a capacidade de executar muito mais aparelhos de uma vez. Ar condicionado, micro-ondas, cafeteira, etc. Ter 2 unidades de ar condicionado sem energia de 50 ampères é forçar a barra, e você não seria capaz de executar mais nada enquanto eles estiverem funcionando.
-Alguns dizem que é um reboque "mais fácil", mas parece ser uma questão de opinião
Contras:
-Tem que colocar buracos na cama do caminhão
-Não pode usar a cama para armazenamento
-Menos MPGs
-Unidade mais alta pode ser um problema em alguns parques de RV arborizados/passagens inferiores.
-Mais pesado
-Mais caro
-Raio de giro maior
Eu sei que estou perdendo um monte de coisas, mas estou cansado. Tudo depende do que você precisa. Descubra as qualidades mais importantes que você deseja em seu trailer e, em seguida, deixe a pesquisa começar. Sempre haverá sacrifícios, pois não acho que o "trailer perfeito" exista. Bem, talvez exista, mas não perto do meu preço. De qualquer forma, espero que isso tenha ajudado de alguma forma.