Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

3º gato apagar??

65K views 29 replies 9 participants last post by  roorancher  
#1 ·
Olá, estou me perguntando se remover um 3º catalisador fará meu caminhão soar melhor. Atualmente, tenho um Flowmaster série 40 com um tubo de 4,5 polegadas em um 5.3L. Além disso, a luz de verificação do motor acenderá se eu removê-lo?
 
#2 ·
Tenho que perguntar, por que um tamanho de tubo tão grande? Ir para um tamanho de tubo mais normal provavelmente mudará seu som para melhor. Um tamanho de tubo muito grande soa estranho em um motor que não pode usá-lo.
 
#4 ·
Eu não sou de brincar com as emissões. Já vi muitas pessoas terem muitos problemas com a luz do motor. Lembre-se que quando a luz do motor acende, o computador está a reduzir o tempo de ignição e a alterar os ajustes de combustível como um efeito de segurança para o motor. Qualquer pessoa que ande com a luz do motor acesa não está a funcionar com potência total. À medida que o registo de data e hora do código fica mais antigo, ele irá reduzir cada vez mais o tempo de ignição e ajustar cada vez mais o combustível. Os sensores têm de comunicar. Mesmo que possamos pensar neles como redundantes, eles estão a servir um propósito. Na minha opinião, deixe as emissões em paz. Você pode facilmente modificar o seu escape sem remover as emissões.
 
#5 ·
O caminhão nunca saberá que o 3º gato se foi. Não é monitorado de forma alguma.

Você pode remover todos os 3 gatos, se quiser. Só precisa ajustá-lo de acordo.

Mas, na realidade, mesmo que você faça isso, não ganhará muito. Será um pouco mais barulhento e o tom mudará um pouco. Mas não há ganhos de desempenho a serem obtidos.

Se você quer ganhos, então pegue um conjunto de tubos longos e uma boa afinação. Estes darão um aumento notável na potência sentida.
 
#9 ·
Muita desinformação aqui. Não vai ligar a sua luz. Está lá porque na Califórnia eles medem as emissões do tubo de escape e ligam-no ao leitor OBD para que reduza as emissões do tubo de escape o suficiente para cumprir as normas da Califórnia. Se o remover, o seu camião, suponho, ficará um pouco mais barulhento. Se remover os dois principais da frente, ficará muito mais barulhento, não um pouco, e estimo que dará 10-15 cavalos de potência nas rodas, mas não vale a pena porque, a menos que tenha um especialista em emissões, nunca vai passar, a menos que alguém lhe escreva uma afinação ilegal como o escândalo do diesel de que ouve falar nas notícias para enganar os monitores. Caso contrário, eles podem fazer-lhe uma afinação em que o seu CEL não se acenderá, mas quando for a hora da inspeção, os seus monitores traseiros o2 e o gato aquecido mostrarão "não pronto", por isso, de acordo com as normas, isso é uma falha automática, tal como um CEL. A menos que encontre alguém para "enganar" isso ou uma oficina que possa e o faça passar quando não estiverem prontos, é muito complicado voltar ao stock só para uma inspeção e depois voltar ao modo carro de corrida
 
#10 ·
Você não chegará nem perto de 10-15 cv de ganho removendo os catalisadores. Eu ficaria chocado se uma boa afinação conseguisse extrair 2 ou 3 cv extras.

Eles realmente não são tão restritivos. Você ainda terá os coletores, e estes são mais uma restrição do que os catalisadores.

E qualquer bom afinador pode fazer o caminhão funcionar tão bem com catalisadores quanto sem. E a menos que o testador de emissões realmente olhe sob o caminhão, ou cheire, não haverá nenhuma indicação de que eles se foram ao olhar para os monitores de teste.

Eu tenho long tubes e "catalisadores" e minha afinação tem todos os monitores prontos como sempre tiveram. Os sensores traseiros de o2 são afinados, pois mesmo com os catalisadores, eles ainda estavam lançando um código para o desempenho do catalisador.
 
#12 ·
^ notícias falsas. Por favor, forneça uma prova desses ganhos de potência apenas removendo os catalisadores. Ou de onde veio a "estimativa".

Não são os anos 80. Os catalisadores modernos não são restritivos.

E remover o 3º catalisador quase não faz diferença no ruído. Eu fiz isso no meu último caminhão. E não fiz isso no meu atual. Não vale a pena o trabalho.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
#13 ·
Suponho que possa variar de estado para estado nos monitores traseiros, mas você diz "os sensores traseiros 02 estão desligados" = reprova automaticamente na inspeção. Novamente, pode variar de estado para estado. Uma reprogramação por si só vale, estimo, 20 cv e 20 kgfm, estimo. Os coletores mais 15-20 cada. Não sei de onde você tirou a pesquisa que apresentou, mas gostaria de vê-la. Lido com motores de desempenho a vida toda, na maior parte desde que tinha, digamos, 10 anos de idade.
 
#15 ·
Sim, os cabeçalhos lhe darão os ganhos que você afirma.

Exceto que OP não tem cabeçalhos. Então, simplesmente remover os gatos não lhe dará a mesma quantidade de potência que os cabeçalhos. Também duvido que você obtenha 20 cv de um ajuste sozinho, sem outras modificações. Basta olhar para as folhas de dinamômetro desses caminhões antes e depois dos ajustes e cabeçalhos. Os cabeçalhos são o máximo que você vai ganhar, exceto entrar no motor. Caso contrário, apenas um ajuste não aumenta tanto a potência. Apenas MELHOROU MUITO a dirigibilidade

Quanto aos monitores de emissões, quando conecto minha ferramenta de digitalização no meu caminhão, que tem tubos longos com um tubo em Y catalisado, ajuste personalizado com os o2s traseiros "ajustados", os monitores estão todos prontos e não são diferentes do que eram quando o caminhão era original.

Eu passei pela mesma coisa no meu 01. O monitor de evaporação nunca ficaria pronto. Ajustei-o para que estivesse pronto. Se o ecm não estiver mais procurando informações, ele não vê um problema, então os monitores passarão todos.

As estações de emissões não têm como saber se ele está ajustado ou não. E eles também não se importam. Contanto que o computador não mostre nenhum DTC para o motor e todos os monitores estejam prontos, ele passa no veículo e você recebe um adesivo. E tecnicamente, na PA, você pode ter 1 monitor não pronto e ainda passar.

Obviamente, não é o mesmo para todos os estados, mas a PA é um dos piores para inspeção/emissões.
 
#16 ·
Corrija-me se eu estiver errado, mas o lado do catalisador das emissões funciona para calcular as relações ar-combustível em linha com o medidor de massa de ar. Se você tem uma reprogramação, mas os sensores não estão lá/não estão funcionando, não haveria alguma incapacidade de compensar as pressões atmosféricas, temperatura e densidade? Pelo que eu sei sobre emissões, os sensores do catalisador funcionam em circuito aberto ou fechado. Como uma reprogramação tornaria possível maximizar sua eficiência de combustível? Os sensores permitem que o computador faça alterações inteligentes enquanto o veículo está funcionando. Se você não se importa com a quilometragem e está apenas buscando potência pura, isso é uma coisa. O computador original funciona muito bem, mas como qualquer reprogramação sem monitores como sensores de O2 seria melhor? Eu nunca vi bons resultados em prejudicar o computador. Mesmo os sistemas de injeção de combustível do mercado de reposição têm pelo menos um sensor de O2. Quando eu tinha um catalisador ruim e/ou sensores de O2 ruins, eu podia ver meus ajustes de combustível de curto e longo prazo indo para o brejo. Meus números GS também. O tempo começou a atrasar e você sempre perdia potência.
 
#17 ·
Os sensores traseiros 02 servem apenas para monitorar o desempenho dos catalisadores. Só isso.

São os dianteiros (a montante) que importam. E estes não se importam se os catalisadores estão lá ou não.

Então, ao "desligar" os sensores o2 traseiros, isso não afeta em nada o desempenho do motor.
 
#18 ·
Para alguém que tem discado motores desde os 10 anos de idade. Você certamente estima muito. E tem um pouco de desinformação.

Mas nada disso tem a ver com a pergunta original do 3º gato.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
#19 ·
Quero ver os dados onde uma afinação te dá 20HP e 20 ft. lbs. de torque, não apenas uma estimativa.
Eu concordo 100% com o Eric. Apenas ganhos sérios de dirigibilidade.
 
#22 ·
Eu não olhei para o gráfico do dinamômetro, mas estimaria (vocês gostam quando eu faço isso) 30+ em certos pontos da curva.
 
#23 ·
Meu amigo removeu os catalisadores do seu caminhão e teve que colocar os espaçadores do sensor de O2 para fazer a luz de anomalia (CEL) desaparecer. Assim que ele fez isso, voltou ao normal. Seu caminhão soava MUITO melhor depois que ele os removeu. Ele tem um modelo um pouco mais antigo (acho que é um '06), então YMMV.
 
#24 ·
Para o autor original...

Eu tenho um 2009 com Flowmaster original série 40 entrada única saída dupla com ponteiras de 3 ou 3,5". Depois de um ano ou mais, removi o terceiro catalisador e, embora tenha havido uma pequena mudança de ruído, na minha opinião não vale realmente os $50-100 que uma oficina cobrará para fazê-lo. Eu diria que se você estivesse fazendo um trabalho de escapamento pela primeira vez, faça isso só por diversão. Fora isso, você realmente não está ganhando nada.
 
#25 ·
19trax95 said:
O caminhão nunca saberá que o 3º catalisador se foi. Não é monitorado de forma alguma.

Você pode remover todos os 3 catalisadores, se quiser. Só precisa ajustá-lo de acordo.

Mas, na realidade, mesmo que você faça isso, não ganhará muito. Será um pouco mais barulhento e o tom mudará um pouco. Mas não há ganhos de desempenho a serem obtidos.

Se você quer ganhos, então pegue um conjunto de tubos longos e uma boa afinação. Eles darão um aumento perceptível na potência sentida.
Bom saber, Trax. Então, se um dos meus catalisadores alguma vez entupir, posso simplesmente cortá-lo e substituí-lo por um tubo reto? E se um sensor de oxigênio a jusante estragar, posso simplesmente ignorá-lo? Como faço para ajustar os sensores de oxigênio a jusante? Tenho um intune i3, não quero que a luz de verificação do motor acenda. No entanto, se um sensor a montante estragar, devo substituí-lo, correto?
 
#26 ·
Em teoria sim.

Mas você precisará de uma afinação personalizada para poder fazê-lo.

E seus sensores upstream precisarão estar lendo corretamente como antes.

Não é algo que valeria a pena para um sensor ruim. Basta substituí-lo. Eles são baratos e fáceis de fazer.

Realmente, só é necessário quando se usa cabeçalhos, na minha opinião.