Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

Recomendações de serviço da transmissão 6L80E?

46K views 18 replies 15 participants last post by  Waltheraustin  
#1 ·
Tenho uma Sierra 2010 com 5.3 e 6L80E, tinha pouco mais de 50.000 milhas. Acredito que o manual diz que para uma condução normal a transmissão não precisa de serviços até 100.000, o camião puxa um reboque ocasionalmente, mas está longe de ser uma condução "severa". Notei que não há bujão de drenagem na panela, eu ia usar uma bomba de transferência para remover o fluido na panela através do tubo da vareta. Estou a debater-me se vale a pena deixar cair a panela e trocar o filtro. Parece que o tubo de cruzamento do escape vai tornar um trabalho divertido deixar cair a panela.

O filtro é um filtro real ou uma carcaça de filtro com uma tela de metal? Que fluido todos recomendam? Normalmente, após 50.000 milhas nos meus outros veículos, faço uma drenagem e enchimento anuais do fluido da transmissão.

#2 ·
Eu também vou fazer o meu em breve. Eu recomendaria soltar a bandeja e trocar o filtro. No meu, parece que eu poderia soltar a bandeja e deslizá-la para frente para tirá-la do caminho. Meu escapamento não está apertado na bandeja. Eu usarei valvoline dex vi. Sim, a FM não recomenda a troca até 100.000 km porque é sintético. Eu mudaria quando você achasse necessário. 100.000 km no fluido de trem é muito tempo, na minha opinião.

#4 ·
O maior assassino do fluido da transmissão é o calor. O problema é que não há como medir o quão quente o fluido da sua transmissão fica... como quando você está ocasionalmente arrastando aquele trailer. Uma vez que você superaquece o fluido, ele é mercadoria danificada. Sua capacidade de suportar cargas de calor adicionais é rapidamente reduzida. E isso leva ao caminho para futuros problemas na transmissão.

A maneira mais fácil de trocar todo o fluido é simplesmente levá-lo a uma boa oficina independente ou à concessionária. Eles têm uma máquina que se conecta à mangueira do resfriador e retira o fluido velho e coloca o novo... troca de fluido 100%. Soltar o cárter só substitui uma fração do fluido na transmissão. A única razão para soltar o cárter seria trocar o filtro e a maioria das oficinas trata isso como um serviço adicional. Mas para o potencial fator PITA de fazer isso sozinho, pode valer a pena. Sim, há um filtro separado e ele geralmente fica na frente do conjunto de válvulas. Solte o cárter, olhe para dentro e você estará cara a cara com o filtro. Pessoalmente, eu deixaria o filtro até o ponto dos 100 mil. Trocar 100% do fluido removerá qualquer material particulado que o filtro não remover; você estará começando com uma carga limpa e fresca de fluido da transmissão. Ao contrário do filtro de óleo que contém um litro de óleo "sujo", o filtro plano da transmissão não o faz. É simplesmente uma "tela" (embora muito fina) que remove/prende material particulado à medida que o fluido flui por ela.

Algumas dessas máquinas de troca de fluido têm um ciclo de limpeza onde algum tipo de agente de limpeza é circulado pela transmissão... e é aí que a maioria dos problemas surge quando as pessoas fazem esse serviço. Se você optar por não fazer o ciclo de limpeza... eles podem configurar a máquina para não executar o agente de limpeza... a troca de fluido geralmente não causa nenhum problema. A maioria das oficinas terá Dexron VI ou um fluido sintético universal como a BG faz. Eu troquei o fluido da minha 4L60E na marca de 75 mil... porque a garantia estendida que eu tinha na época exigia isso para manter a garantia em vigor. Fui a uma oficina local para o serviço. Meu '98 foi especificado para Dex III (não sintético), mas optei pelo fluido sintético BG, pois ele atendeu e/ou excedeu todas as especificações Dex III. Depois de 35 mil, não tive nenhum problema. Eu não troquei o filtro, mas como agora passei do ponto dos 100 mil (112 mil no odo), é hora de uma substituição do filtro; está na minha lista de "Coisas para fazer" para o caminhão... assim como instalar um resfriador de transmissão.

#5 ·
Você terá uma série de pensamentos diferentes sobre isso. Eu tendo a levar as coisas ao extremo, mas isso se encaixa no meu nível de conforto. Eu troco todos os fluidos da transmissão antes das primeiras 5000 milhas, depois a cada 50.000 milhas depois disso. Isso inclui o filtro da transmissão cada vez. Mas então, eu dirijo com frequência em estradas de cascalho empoeiradas, áreas montanhosas e fora de estrada com bastante frequência. Muito baixo percentual de direção na cidade. Eu faço todos os diferenciais e a caixa de transferência sozinho, mas eu apenas peço a uma oficina local na cidade para fazer a troca do filtro e do fluido da transmissão. Uma espécie de combinação de envelhecimento e muitas coisas que consomem meu tempo. É mais fácil mandar fazer na oficina da cidade. Apenas uma simples troca de fluido e filtro. Nada mais.

#6 ·
Vou fazer o meu pela primeira vez neste outono, depois de uma viagem de ida e volta de Wisconsin para San Antonio, TX, rebocando minha carreta de 19 pés. Espero ter aproximadamente 40.000 no caminhão então. Farei a troca do cárter e do filtro. Há um bom tutorial aqui sobre como fazer uma troca completa de fluido, mas eu só quero fazer a troca do cárter e do filtro e também é para uma transmissão 4l60e (4 marchas), não a 6l80e. Parece que alguém poderia apenas usar isso para a troca do cárter. Mas há algo que o tutorial realmente não cobre bem sobre o qual eu gostaria de esclarecimentos. Na verdade, é pescar o cárter depois de remover os parafusos e soltá-lo da vedação da junta. Pelo que entendi, é uma chatice pescar o cárter por causa do escapamento, de um membro transversal da estrutura e da articulação de mudança de marchas. Eu vi postagens dizendo para apenas dobrar a articulação de mudança de marchas para fora do caminho. Bem, eu não estou muito confortável em dobrar algo assim sem saber muito sobre isso.

Alguém de vocês poderia gravar o processo de tirar o cárter quando fizer a manutenção e postá-lo para que outros possam ver exatamente o que está sendo feito para tirá-lo? Eu certamente apreciaria. Eu procurei no youtube, mas não consigo encontrar um vídeo que se encaixe exatamente na combinação de veículo e transmissão de um caminhão Silverado e transmissão 6l80E.

#7 ·
Como meu caminhão ainda está na garantia, deixo a concessionária cuidar das trocas de fluidos. Embora o intervalo de troca de fluido para um 6l80e seja de 100.000 km, eles não o recusarão se você quiser fazer uma aos 50.000 km. Pelo menos você terá um recibo mostrando o serviço de um revendedor gm para fins de garantia. Antes da compra da minha sierra, eu nunca tinha tido um veículo sem um carburador 350 lol. Eu costumava trocar o fluido nos meus turbo 350 e 700r4 a cada 30.000 km. Eu só gosto de ver limpo entrando e saindo.

#12 ·
jmunk01 said:
Any tips of the best way to snake the pan out from the exhaust crossover pipe?
Não faça isso. Já é ruim o suficiente tirar o filtro, eu apenas usei um might-vac para sugar qualquer fluido que ainda estivesse na panela, e então usei panos para limpar tudo o mais limpo possível. Verifiquei com um espelho para ter certeza de que não havia mais nada lá dentro. Tentei soltar o escapamento, mas acabei não fazendo isso devido ao fato de ser um PITA. Para aqueles que não têm certeza sobre o procedimento de lavagem do fluido, é tão fácil quanto o tópico... basta obter as ferramentas certas. Eu fiz isso sozinho, mas seria muito mais fácil com um ajudante. Além disso, no que diz respeito ao intervalo de serviço, recomendo seguir o serviço severo apenas para sua tranquilidade.

#13 ·
A menos que você o encha com óleo de motor ou se esqueça de usar uma junta, a garantia não pode ser negada. A melhor prática é documentar a substituição do fluido. Isso não precisa ser um vídeo mostrando tudo o que você fez, mas sim um recibo ou um registro de serviço com o trabalho realizado, a quilometragem e a data. O único serviço próprio que resultou na negação da garantia que eu já vi foram dois casos de clientes trocando o óleo e, como resultado óbvio, danificando o motor. O primeiro foi o cliente que adicionou apenas 1 litro de óleo após drenar o óleo do motor, e o segundo foi uma junta dupla de um filtro que tirou de operação um motor a diesel e custou ao cliente 14.000 para substituir. Nenhum dos casos envolveu qualquer bom senso sendo usado para reparar um veículo. Além disso, eu nunca iria 100.000 km com fluido de transmissão. Engraçado, esse é o fim da garantia. Eles não se importam com essa transmissão depois de 100.000. Tudo se resume a direitos de se gabar sobre o custo de propriedade. Faça isso a cada 50.000 km, no mínimo, e alguns veículos precisam disso a cada 30.000 km. Observe esse fluido.

#15 ·
Silvery13 said:
Eu não queria apresentar nenhum número, mas obrigado por esse link. Eu tinha certeza de que li isso e talvez outras informações sobre a ignorância dos motoristas sobre condições severas de direção. Acho que a amsoil também pode ter publicado informações sobre isso. É por isso que sempre sigo os cronogramas de serviço severo, independentemente das condições de direção

#16 ·
Só para dar um pouco de vida a um tópico antigo,

Eu fiz uma troca de óleo e filtro no meu 13 no fim de semana. A bandeja vai sair, remova as 2 porcas da montagem traseira da transmissão e levante a parte traseira da transmissão, Remova também a proteção térmica do lado do passageiro da Trans. Isso lhe dá um pouco mais de espaço para mover a bandeja. Se você usar uma barra, pode puxar o escapamento para baixo o suficiente para deslizar a bandeja para fora. Você também pode levantar a Trans um pouco, mas observe os chicotes de fios que passam por cima. Não aperte.
Meu 13 também é 4WD, então o eixo de transmissão dianteiro é um pouco para manobrar.
A bandeja prende no corpo do solenóide na parte traseira da Trans. Ele sairá sem derrubar o Y-Pipe. Levante a Trans o máximo possível e use uma barra para puxar ligeiramente o tubo para baixo. A bandeja não sairá a menos que você retire o filtro da frente e a junta. Você precisa de todo o espaço que puder para deslizar a bandeja para fora, mesmo com a Trans levantada e puxando o Y-Pipe, ainda era um ajuste apertado.

Depois que a bandeja sair, certifique-se de trocar o selo onde o filtro entra na transmissão. O meu era uma gola de aço com uma bota de borracha e foi prensado. Levou algum esforço e um bom gancho forte, mas saiu. Usei um soquete profundo com uma extensão para bater o novo selo. Se você usar um soquete um pouco mais largo que o selo, ele baterá bem e rente.

Para remontar, coloque a bandeja primeiro, depois o filtro e depois a junta. A bandeja não voltará com o filtro no lugar. Você tem que deslizar a bandeja de volta no lugar, colocar o filtro no lugar, depois colocar a junta no lugar e aparafusá-la de volta.

Eu consigo entender por que as concessionárias querem 500 dólares para fazer este serviço. Para derrubar o Y-pipe, você tem que desparafusar os tubos dos coletores. Se você não é um técnico experiente com muita paciência e Mouse Milk, há 60% de chance de que um dos pinos se quebre. Se o pino quebrar, é um mundo de dor.

Eu recomendo fortemente sugar o máximo de fluido que puder através do tubo da vareta antes de remover a bandeja. Sem um guincho, é uma bagunça infernal.

#17 ·
Para o OP. Aqui estão algumas fotos do filtro de transmissão para um 6L80E. Parece um filtro de fibra em uma caixa de plástico.

Eu fiz a troca do cárter e a troca no meu '14 há duas semanas. Foi realmente muito fácil.

No que diz respeito ao fluido de transmissão. Eu recomendo o material AmsOil da Z15.

Attachments

#18 ·
OilFracker said:
Para o OP. Aqui estão algumas fotos do filtro de transmissão para um 6L80E. Parece um filtro de fibra em uma caixa de plástico.

Eu fiz a troca e a troca da bandeja no meu '14 duas semanas atrás. Foi realmente muito fácil.

Quanto ao fluido de transmissão. Eu recomendo o material AmsOil do Z15.
Desculpe desenterrar um tópico antigo, mas quando você esvaziou a bandeja do seu '14 6L80, você também fez uma "lavagem" completa? Ou seja, desconectou a mangueira que vai para o radiador da transmissão e despejou-a em um balde para purgar totalmente o fluido velho?

Eu li que a transmissão K2XX é controlada termostaticamente, então nenhum fluido vai para o radiador, a menos que a transmissão esteja quente. Parece que isso impediria as pessoas de fazer a lavagem completa...

#19 ·
Millwrong said:
jmunk01 said:
Alguma dica da melhor forma de tirar a panela do tubo de cruzamento do escapamento?
Não faça isso. Tirar o filtro já é ruim o suficiente, eu apenas usei um might-vac para sugar qualquer fluido que ainda estivesse na panela e, em seguida, usei panos para limpar tudo o mais limpo possível. Verifiquei duas vezes com um espelho para ter certeza de que não havia mais nada lá dentro. Tentei soltar o escapamento, mas acabei não fazendo isso devido ao fato de ser um PITA. Para aqueles que não têm certeza sobre o procedimento de lavagem do fluido, é tão fácil quanto o tópico... basta obter as ferramentas certas. Eu fiz isso sozinho, mas seria muito mais fácil com um ajudante. Além disso, no que diz respeito ao intervalo de serviço, recomendo ir por serviço severo apenas para sua tranquilidade.
$500!?! Essa é definitivamente a motivação!

Então, quando você diz não fazer? Você está dizendo que você não deixou cair completamente? Apenas o suficiente para sugar o fluido? Por favor, explique, pois estou realmente hesitante em fazer isso, mas preciso e não quero pagar tanto