Só para dar um pouco de vida a um tópico antigo,
Eu fiz uma troca de óleo e filtro no meu 13 no fim de semana. A bandeja vai sair, remova as 2 porcas da montagem traseira da transmissão e levante a parte traseira da transmissão, Remova também a proteção térmica do lado do passageiro da Trans. Isso lhe dá um pouco mais de espaço para mover a bandeja. Se você usar uma barra, pode puxar o escapamento para baixo o suficiente para deslizar a bandeja para fora. Você também pode levantar a Trans um pouco, mas observe os chicotes de fios que passam por cima. Não aperte.
Meu 13 também é 4WD, então o eixo de transmissão dianteiro é um pouco para manobrar.
A bandeja prende no corpo do solenóide na parte traseira da Trans. Ele sairá sem derrubar o Y-Pipe. Levante a Trans o máximo possível e use uma barra para puxar ligeiramente o tubo para baixo. A bandeja não sairá a menos que você retire o filtro da frente e a junta. Você precisa de todo o espaço que puder para deslizar a bandeja para fora, mesmo com a Trans levantada e puxando o Y-Pipe, ainda era um ajuste apertado.
Depois que a bandeja sair, certifique-se de trocar o selo onde o filtro entra na transmissão. O meu era uma gola de aço com uma bota de borracha e foi prensado. Levou algum esforço e um bom gancho forte, mas saiu. Usei um soquete profundo com uma extensão para bater o novo selo. Se você usar um soquete um pouco mais largo que o selo, ele baterá bem e rente.
Para remontar, coloque a bandeja primeiro, depois o filtro e depois a junta. A bandeja não voltará com o filtro no lugar. Você tem que deslizar a bandeja de volta no lugar, colocar o filtro no lugar, depois colocar a junta no lugar e aparafusá-la de volta.
Eu consigo entender por que as concessionárias querem 500 dólares para fazer este serviço. Para derrubar o Y-pipe, você tem que desparafusar os tubos dos coletores. Se você não é um técnico experiente com muita paciência e Mouse Milk, há 60% de chance de que um dos pinos se quebre. Se o pino quebrar, é um mundo de dor.
Eu recomendo fortemente sugar o máximo de fluido que puder através do tubo da vareta antes de remover a bandeja. Sem um guincho, é uma bagunça infernal.