Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

Perda súbita de pressão de óleo após ficar parado durante a noite

13K views 14 replies 6 participants last post by  SpeedyGonzalez  
#1 ·
Olá a todos,
Meu caminhão agora está com 0 pressão de óleo do nada, dirigi-o para casa há 3 dias, e ele ficou parado até ontem. Fui ligá-lo ontem, vi zero pressão, então tirei-o da rua para a garagem e desliguei-o. Achei que fosse um sensor ruim, mas não quis arriscar, então hoje tirei a tampa da válvula, dei uma volta e ele bateu e nenhum óleo saiu dos balancins. Há óleo na vareta e nenhum brilho pelo que posso ver... ainda. Li sobre a válvula de alívio ficar presa aberta, mas não acho que esse seria meu problema, pois ele tinha pressão de óleo normal no caminho para casa, se alguma coisa, ela deveria estar presa fechada e explodir as vedações.

#6 ·
Walkers said:
Realmente intrigante. Eu mudaria os filtros e tentaria novamente. Use um Bosch, Mobil 1, Wix... não economize. Em seguida, coloque um medidor de leitura direta nele. Quanto tempo você o executou com a tampa da válvula removida?
Adicione Wix XP ou Baldwin a essa lista de filtros

#7 ·
Bomba de óleo.

Se não estiver bombeando para os tuchos e você diz que verificou visualmente, tem que ser a bomba ou o anel de vedação. Para trocar o anel de vedação, você já está na bomba. Acabei de trocar a minha devido à baixa pressão. Mais de 235.000 milhas em um 2012. Não arrisque. Novo sensor e bomba de óleo é o que eu planejaria.

#8 ·
Hora da atualização, retirei a panela, a captação e a bomba e não há nada óbvio que cause a perda de pressão.

A válvula de alívio está levemente riscada, mas moveu-se com relativa facilidade e estava no topo do seu furo quando cheguei lá, o único lugar onde ficou presa foi na parte inferior, mas a mola poderia facilmente tê-la empurrado se fosse o caso.
O O-ring de captação ainda estava maleável, mas obviamente quadrado e velho, tenho a minha substituição esperando para entrar. No L59 em que estou trabalhando, o O-ring foi fortemente plastificado e simplesmente se desfez, então este está em uma forma notavelmente boa. No entanto, acho que ainda pode ser o culpado, notei que não havia uma gota de óleo na bomba, ou alimentação de óleo para o motor, o que significa que o caminhão ficou parado tempo suficiente para o óleo vazar pela bomba, ou o óleo nunca chegou à bomba em primeiro lugar.
Eu não economizo em filtros de óleo, tentei isso uma vez com um filtro de óleo STP e perdi 10 PSI, peguei um filtro Mobil1 e ele voltou instantaneamente, é tudo o que qualquer LS em que trabalhei ou possuo tem recebido desde então.
Fiz duas corridas de 20 segundos sem a tampa da válvula, é tudo o que eu podia suportar ficar com o barulho que fazia. Confirmado que não há óleo chegando aos balancins, durante uma dessas corridas notei que o medidor de pressão do óleo não estava em seu ponto mínimo, ele saltou quando o motor ligou, mas eu não saberia se não estivesse assistindo. A bomba estava desgastada, mas nada de importante, talvez um pouco mais de arranhões no georrotor do que estou acostumado, mas nada grave o suficiente para indicar falha.
Com a panela desligada, também aproveitei para verificar minhas bielas em busca de qualquer folga anormal, havia alguma folga de frente para trás, como esperado, e nenhuma de lado a lado ou para cima e para baixo, então não acho que seja possível que este caminhão tenha girado uma biela.

De qualquer forma, o plano para este caminhão é colocar a bomba do L59, pois estava em excelente estado, e o L59 está recebendo uma bomba nova, não posso justificar gastar dinheiro em uma bomba nova para este caminhão enquanto uma bomba perfeitamente boa estará sentada em uma caixa na minha garagem por sabe-se lá quanto tempo. O L59 vai entrar no meu novo carro diário, então me preocupo mais com a longevidade desse motor, e a bomba que vai entrar neste caminhão, espero, vai durar o suficiente para que ele seja colocado na pastagem, seja mais 260 mil ou apenas mais 50 mil. Fotos chegando mais tarde hoje à noite, está molhado e frio lá fora e, no geral, um momento desagradável para substituir uma bomba de óleo quando o caminhão está estacionado na rua.

#10 · (Edited by Moderator)
GBSierraSLE said:
Talvez considere calçar a bomba para um pouco mais de pressão?
Já feito, queria jogar o mais seguro possível usando uma bomba de óleo usada. Hora da foto da bomba de óleo.
20210214_183219[1].jpg
Riscos na válvula de alívio, algo definitivamente entrou no furo e o riscou, este é o único lugar onde o pistão está riscado.
20210214_183114[1].jpg
Algum desgaste normal, existem alguns arranhões que posso pegar minha unha, a parte inferior direita é onde é pior.
20210214_182913[1].jpg
Havia alguns riscos dentro do furo da válvula de alívio.
20210214_182822[1].jpg
Sem sinais de cavitação ou desgaste no rotor.
20210214_183035[1].jpg
Alguns dos sulcos são profundos o suficiente para que eu possa senti-los com uma unha, mas não pega.
20210214_182924[1].jpg
Houve algum ruído do tucho nos últimos milhares de quilômetros, sempre silenciava em torno das trocas de óleo, mas nunca desaparecia. A pressão do óleo também diminuiu lentamente nos últimos 2 anos (estava em 30-35 PSI na partida a frio com 5W30), atribuí isso ao desgaste dos rolamentos, mas a perda súbita de pressão do óleo me faz perguntar se é possível que os rolamentos estejam ok e que esses foram apenas os primeiros sinais de algo dando errado no sistema de lubrificação.

Attachments

#11 ·
A nova bomba está instalada e a panela está de volta, dei uma volta com os fusíveis do injetor e o relé da bomba de combustível removidos e vi 35PSI depois de soltar a chave. Também começou super barulhenta e depois silenciou quando o óleo começou a circular. Se estou fazendo 35PSI ao dar a partida, isso me faz pensar em como ela vai funcionar agora, considerando que costumava ficar em marcha lenta em torno disso, coloquei uma calha para que a mola ficasse logo abaixo da borda da tampa.
Eu li muitos tópicos sobre substituições de bombas de óleo e todo mundo tem suas próprias opiniões sobre a preparação da bomba, eu não enchi a bomba com vaselina e não a mergulhei em óleo, eu desmontei a bomba e usei uma graxa sintética feita com PTFE para lubrificar todas as superfícies de contato entre o conjunto de engrenagens, a carcaça e a tampa, e adicionei um pouco aos dentes, qualquer coisa que espirrasse, eu usei para lubrificar o próximo dente e assim por diante. A pressão do óleo subiu em dez segundos de partida, então deve ter funcionado como um encanto.
O novo O-ring do tubo de captação era MUITO mais apertado no tubo do que o antigo verde, e foi preciso alguma persuasão cuidadosa para fazê-lo entrar na bomba, tive que soltar os parafusos que prendem o tubo ao bloco, instalar a bomba e, em seguida, apertar lentamente o tubo de volta no lugar antes de usar o parafuso do lado da bomba para puxá-lo para casa. Tenho certeza de que isso contribuiu para o problema de pressão antes, mas não acho que seja a única causa da perda de pressão. A válvula de alívio das bombas mais novas operava muito mais suavemente do que a que eu removi, a antiga exigia mais pressão para fazê-la se mover, mas não necessariamente prendia em nada.
Começou a chover assim que comecei a dar a partida, então foi até onde eu cheguei, uma atualização final amanhã com pressões de marcha lenta a frio e a quente, bem como se o ruído da trem de válvulas desapareceu.

#15 ·
E eu, para ser honesto.
Atualização final, rodei o camião hoje por um minuto ou mais, não consegui colocar o balanceador de volta, então não queria rodá-lo por muito tempo sem líquido de arrefecimento. Vi 70 PSI imediatamente depois que ele ligou e então ele caiu lentamente para 60, acho que vou ficar em marcha lenta em torno de 50-55 PSI assim que tudo estiver aquecido. Quase todo o ruído do trem de válvulas sumiu agora e tive que me esforçar para ouvir o pouco que restava, espero que isso também desapareça com um pouco de tempo de funcionamento e um ciclo de temperatura.