Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

Quais são os melhores anos para o 5.3 Chevy?

1 reading
35K views 13 replies 10 participants last post by  gripwitmer  
#1 ·
Eu estava me perguntando quais anos são melhores ao olhar para os 5.3 usados. Percebo que poderia pesquisar no Google e ter uma ideia aproximada, mas aqui, você pode obter a experiência real das pessoas e os reparos potenciais ou aqueles a serem evitados por causa do motor/transmissão ou outras mudanças que tiveram problemas.

No momento, estou olhando para o 3.0, mas com os preços, talvez eu tenha que ir com o plano b por um tempo ou mais e conseguir um terceiro veículo. Porque, no geral, pode acabar sendo muito mais barato.

#4 ·
Os Vortec 5.3 dos GMT800 ('99-'07 classic) são ótimos motores e não têm AFM, mas não são tão potentes. Os GMT900 ('07.5-'13) são muito bons, têm um pouco mais de potência, mas têm AFM e os problemas relacionados. Os Ecotec 5.3 ('14 até agora) são muito mais potentes e obtêm uma quilometragem por galão (MPG) muito melhor. MAS... eles têm os potenciais problemas de AFM e DFM. No geral, os problemas de AFM/DFM representam uma porcentagem muito pequena de todos os caminhões na estrada, mas existe esse risco. A única maneira de eliminá-lo é substituir as peças internas do motor por versões sem AFM e obter uma reprogramação. Mas se eu estivesse no mercado para um novo 1500, eu iria com o 3.0.

#9 ·
Os Vortec 5.3s nos GMT800s ('99-'07 classic) são ótimos motores e não têm AFM, mas não são tão potentes. Os GMT900s ('07.5-'13) são muito bons, têm um pouco mais de potência, mas têm AFM e os problemas relacionados. Os Ecotec 5.3s ('14 até agora) são muito mais potentes e têm uma quilometragem por galão (MPG) muito melhor. MAS... eles têm os potenciais problemas de AFM e DFM. No geral, os problemas de AFM/DFM são uma porcentagem muito pequena de todos os caminhões na estrada, mas existe esse risco. A única maneira de eliminá-lo é substituir as peças internas do motor por versões sem AFM e obter uma reprogramação.
Mas se eu estivesse no mercado para uma nova 1500, eu iria com o 3.0.
Eu tive uma 04, era uma ótima caminhonete, mas era limitada no que podia fazer, comprei um trailer leve e ele teve dificuldades para puxá-lo. Acabei atualizando para diesel. Estou, depois de ver os preços, procurando por 3.0s mais novos de 2021 a 2023. É difícil, porque comprar usado em qualquer veículo é uma aposta, assim como ir para o plano b é uma grande aposta, considerando que a maioria dessas caminhonetes tem 250 mil milhas de quilometragem, ou se forem mais novas, estão ultrapassando a faixa de 30 mil e acima, onde eu estaria mais perto do 3.0, dependendo da quilometragem do veículo. Com os motores a gasolina, depende do motor, se você tiver que substituí-lo, pode custar até 10 mil, talvez mais se você tiver alguma modificação nele, e também dependendo de quem faz o trabalho. Transmissão, estou assumindo em torno de 5 mil e acima..

#5 ·
O que o vermelho disse! Tenho vários gms na minha família, tecnicamente o meu está vendido, eu acho. Os '14 e '18 fazem muito reboque para o trabalho/negócio, então as transmissões eram inevitáveis.

2009 silverado 1500 5.3/6sp 197k milhas sem problemas no motor/transmissão. (vendido)
2014 silverado 1500 5.3/6sp 250k milhas sem problemas no motor, teve a transmissão feita aos 200k e compressor de ar condicionado.
2018 silverado 1500 5.3/8sp 230k milhas sem problemas no motor, teve a transmissão feita por volta dos 200k também
2020 silverado 1500 5.3/10sp 70k milhas sem problemas no motor/transmissão.
2021 silverado 1500 3.0/10sp 45k milhas sem problemas no motor/transmissão.

Então, embora o AFM e o DFM possam causar problemas, é uma pequena porcentagem como mencionado e você só espera ter sorte. Os 09 e 14 têm uma afinação diablew, então talvez isso ajude um pouco, mas não é à prova de falhas. Custaria cerca de 4 mil dólares para fazer uma oficina fazer a exclusão se você quisesse resolver isso de uma vez por todas.

#10 ·
O que Red disse!

Tenho vários GM na minha família, tecnicamente o meu está vendido, suponho. Os modelos '14 e '18 fazem muita tração para o trabalho/negócios deles, então as transmissões eram inevitáveis.

2009 Silverado 1500 5.3/6 marchas 197k milhas sem problemas de motor/transmissão. (vendido)
2014 Silverado 1500 5.3/6 marchas 250k milhas sem problemas de motor, transmissão feita aos 200k e compressor de ar condicionado.
2018 Silverado 1500 5.3/8 marchas 230k milhas sem problemas de motor, transmissão feita também por volta dos 200k.
2020 Silverado 1500 5.3/10 marchas 70k milhas sem problemas de motor/transmissão.
2021 Silverado 1500 3.0/10 marchas 45k milhas sem problemas de motor/transmissão.

Então, embora AFM e DFM possam causar problemas, é uma pequena porcentagem como mencionado e você apenas espera ter sorte. Os modelos 09 e 14 têm um ajuste Diablew, então talvez isso ajude um pouco, mas não é à prova de falhas. Custaria cerca de US$ 4.000 para ter uma oficina fazendo a exclusão se você quisesse resolver isso de imediato.
2013 GMC Sierra 1500 Crewcab, 4D, comprado com 114.000 milhas, em 2022. Caminhão do proprietário original comprado na Henry Brown GMC em Gilbert, Az. Caminhão com serviço agendado na concessionária antes de ser comprado como caminhão usado. Continuou o serviço agendado naquela concessionária. Viagem de pesca para Idaho Motor explodiu @155.000, inacreditável. A concessionária GMC de Mountain Home fez um "trabalho excepcional" substituindo o motor que encontrei online, enviado para a concessionária de Idaho. Tenho um Chevy 1500 de empresa de 2014 com serviço agendado, motor do caminhão com 330.000 milhas, depois trocado por um caminhão novo. Um caminhão ótimo, um caminhão motor uma decepção. Sou um homem Chevy GM vitalício 👀. Próximo carro um Mercedes Benz 👀

#11 ·
Pode ter sido reparado a tempo, mas não sabe se foi maltratado ou sobreaquecido, etc. É uma pena que tenha 'avariado', mas corre riscos quando compra um veículo usado.

#12 ·
Em 1997, eu tinha uma Silverado Ex cab 97, ela está atualmente sendo dirigida pelo meu neto de 18 anos, e tem 450 mil no hodômetro. Nunca teve grandes reparos além da substituição da junta do coletor de admissão, eles tiveram um problema com isso por alguns anos. Mas, fora isso, ela funciona perfeitamente, meu neto a dirige para e do Colégio todos os dias, 50 milhas ida e volta.

#13 ·
Eu estava a pensar que anos são melhores ao procurar 5.3 usados. Percebo que poderia pesquisar no Google e ter uma ideia geral, mas aqui, pode obter a experiência real das pessoas e possíveis correções ou aquelas a evitar devido ao motor/transmissão ou outras alterações que tiveram problemas.

Neste momento estou a olhar para o 3.0, mas com os preços talvez tenha de ir para o plano b por enquanto ou mais tempo e arranjar um terceiro veículo. Porque no geral pode acabar por ser muito mais barato.
O que encontrei são os anos de 2008 a 2013. Tive um 2008 Extended cab e adorei aquele camião. O melhor camião que já tive. E estou no meu quarto.