Chevy Silverado and GMC Sierra Forum banner

Questão sobre ECU/PCM de 5.3 a 6.0

1.6K views 9 replies 3 participants last post by  Musicman171  
#1 ·
Eu provavelmente vou ser comido vivo nos comentários por ter tão pouco conhecimento quando se trata dessas perguntas específicas que tenho. Meu cenário é o seguinte: estou prestes a adquirir uma Silverado 2500 de 2015 equipada com um 6.0. Atualmente, possuo uma Silverado 1500 de 2000 com o 5.3

Estou apenas nos estágios iniciais da construção da minha Silverado 2000, atualizando-a com o 6.0 de 2015 e 4L80. O caminhão doador mais novo de 2015 tem muito poucos quilômetros. Ele foi destruído e eu conheço bem o proprietário.

Pode ser que eu precise salvar perguntas diferentes para tópicos diferentes, mas a primeira pergunta é esta... Devo usar o ECM mais novo na Silverado 2000? Meu objetivo para a Silverado 2000 é algo em torno de 500 cv naturalmente aspirados, mantendo também toda a funcionalidade atual dos medidores, sistema de ar condicionado, etc. Na minha mente, espero que, simplesmente tirando o 6.0 com o 4L80 do outro caminhão, junto com o sistema de ar condicionado dos caminhões mais novos, eu não encontre muitos soluços. Não sei quais adaptações de 2015 para 2000. Muitas perguntas para uma pessoa responder aqui, eu sei disso. Só espero que alguém responda, no mínimo, com conselhos, começando com qual ECM eles recomendam que eu use, dado o fato de que estou colocando equipamentos muito mais novos em um caminhão muito mais antigo. Peço desculpas sinceras por como isso pode soar estúpido, lol. Obrigado por qualquer contribuição que alguém possa dar.
 
#2 ·
2015 não tem um 4l80e, terá pelo menos um 6l90, mas pode ser outra coisa. O adesivo do código rpo na caixa de luvas indicará qual transmissão ele tem.

Você pode tirar o 6.0, trocar algumas peças nele (roda relutora da cambota, árvore de cames, talvez outras coisas, coletor de admissão) e, em seguida, instalá-lo no seu '00, e então ajustar o ecm para executá-lo, isso seria caro e demorado sem nenhum benefício real.

A transmissão do '15 será cara para colocar no seu '00, você precisaria encontrar algum tipo de controlador autônomo para ele e, em seguida, configurá-lo de alguma forma.

Se você quiser colocar um 6.0 no seu caminhão, venda o '15 e encontre um caminhão gmt800 com um bom motor 6.0, lq9 é um pouco mais potente que um lq4 (estes são os códigos rpo para a versão do motor 6.0 que o caminhão tem). Então, se você quiser, construa esse 6.0 e instale-o no seu '00. E então use seu 4l60e ou troque por um 4l80e, mas você vai querer construir qualquer um deles para mais potência (bem como um novo conversor de torque).
 
#4 ·
Quanto dinheiro você quer investir nisso?
É possível encaixar o 6.0/6L90 no 2000, mas você precisará do ECM de 2015 para controlar o motor e se comunicar com o TCM na Transmissão.

Mas outra opção para você.
O 6.0 em 2015 tem cabeças de cilindro muito boas. Eu venderia o 6L90E e compraria um 4L80E. Ele parafusos sem problemas.
Desmonte o 6.0 e troque para um Reluctor 24x e uma engrenagem de came 1X, você vai querer fazer uma troca de came de qualquer maneira.. Dessa forma, o Pcm LS1B de 2000 pode controlá-lo.
Use a admissão 6.0 e obtenha um adaptador de 4 parafusos para 3 parafusos para usar o corpo de borboleta de 2000. Agora você tem uma configuração realmente simples que produz boa potência.
 
#8 ·
RDF1- Odeio exagerar com perguntas contínuas, mas você está certo... vai custar algum dinheiro com certeza. Trabalhando em dois empregos, infelizmente não terei muito tempo para entrar na construção eu mesmo (vou tentar o meu melhor para fazer o que posso lidar pessoalmente), mas o fato é que vou ter que confiar na ajuda local (oficinas, preparadores, amigos) para conseguir isso. Isso vai me custar. Para lhe dar uma ideia melhor... Eu sou o proprietário original do caminhão, comprei-o novo em 2000. Dirigi-o original por um quarto de século. Agora, tudo o que fiz até agora foi instalar o kit de rebaixamento IHC 4/6, rodas e pneus. Então, eu ainda estou realmente no ponto de partida.

Eu não quero correr com o caminhão, eu só quero um caminhão de rua com torque, divertido de dirigir (qualquer lugar ao norte de 500 hp seria o objetivo, naturalmente aspirado) com o qual eu possa ser mau de vez em quando. Acelerar e causar problemas de vez em quando. Dirigir diariamente para o trabalho. Brincar quando eu tiver vontade. Mas no que diz respeito ao dinheiro, vai me custar uma boa quantia, então espero tomar algumas das decisões certas da primeira vez. Eu planejo colocar uma engrenagem 4.10 em breve, com bloqueio de deslizamento limitado. É por isso que estou curioso sobre seus pensamentos... Se fosse seu caminhão, você gostaria de usar o 6l90 (devidamente ajustado) ou há alguma vantagem / desvantagem em usá-lo em vez de colocar um 4l80? Eu não vi muitas construções de caminhões de rua com o 6l90 (na verdade, não vi nenhum no youtube). Curioso para saber o que você pensa sobre isso. Obrigado, cara
 
#9 ·
Pessoalmente, eu preferia ter a unidade 4L80. É uma transmissão muito mais simples. Com a configuração certa, ela funcionará muito bem!
As transmissões 6L são boas, mas são caras para construir e não são minhas favoritas. Eu construí e ajuste uma tonelada de carros e caminhões.
Os mais confiáveis são as construções simples.
Meu favorito é um pequeno came que é fácil para o trem de válvulas, turboalimentado, 4L80E e a relação de engrenagem certa para qualquer tamanho de pneu que você queira usar.
Não é nada para uma dessas configurações fazer 650rwhp e ser uma explosão para dirigir, durar muito tempo e voar absolutamente, além de ainda obter um bom MPG.
 
#10 ·
Pessoalmente, eu preferia ter a unidade 4L80. É uma transmissão muito mais simples. Com a configuração certa, ela funcionará muito bem!
As transmissões 6L são boas, mas são caras para construir e não são minhas favoritas. Eu construí e afinei uma tonelada de carros e caminhões.
Os mais confiáveis são as construções simples.
Meu favorito é um pequeno came que é fácil para o trem de válvulas, turboalimentado, 4L80E e a relação de engrenagem certa para qualquer tamanho de pneu que você queira usar.
Não é nada para uma dessas configurações fazer 650 cv nas rodas e ser uma explosão para dirigir, durar muito tempo e voar absolutamente, além de ainda obter uma boa MPG.
RDF1 Muito obrigado cara