Parece o que o meu 2001 fez quando o meu tps (sensor de posição da borboleta) avariou.
O meu funcionava e ficava em marcha lenta bem, então aleatoriamente ficava em marcha lenta a cerca de 1000 rpm. Às vezes voltava ao normal e outras vezes eu tinha que desligar o camião e reiniciá-lo para fazer parar.
Eu reduzi-o ao tps, monitorizando o valor que ele estava a emitir com o meu scanner. Quando estava em marcha lenta na sua velocidade normal, o sensor indicava 0%. Mas quando fazia a sua coisa de 1000 rpm aleatoriamente, indicava cerca de 10% da borboleta, embora a minha porta não estivesse na borboleta.
Então, basicamente, o camião pensava que eu estava a dar-lhe acelerador quando não estava.
Substituí o sensor e isso resolveu o problema. Comprei um sensor acdelco na Amazon. Só usarei acdelco para qualquer coisa elétrica nestes camiões. A Amazon costuma ter bons preços. Eu apenas me certificaria de que é vendido pela Amazon para ajudar a evitar falsificações.
Estranhamente, o meu começou a funcionar mal pouco depois de eu ter limpo o corpo da borboleta. Então, talvez alguma coisa tenha entrado lá de alguma forma, ou foi apenas uma coincidência.